São 3.825 famílias desabrigadas e 8.000 famílias desalojadas. Ao todo, 18 cidades decretaram situação de emergência
Casas alagadas até o teto por conta da cheia do Rio Capibaribe, na Várzea, no Recife Foto: AE
Já no Recife, mesmo com uma trégua das chuvas, a cidade continuou a registrar transtornos com alagamentos nesta sexta-feira devido ao transbordamento de canais.
O transbordamento foi provocado pela abertura das comportas da barragem de Carpina (a 56 km de Recife), na Zona da Mata, que estava em sua carga máxima devido ao volume de água armazenado com as chuvas registradas na última semana. Com isso, houve a elevação do rio Capibaribe, no Recife, e, consequentemente, o aumento no nível de canais.
A quantidade de águas nas ruas era tão grande que obrigou um importante centro de compras de classe média alta do bairro de Casa Forte a fechar suas portas até o alagamento abaixar, mesmo às vésperas do Dia das Mães.
Cerca de 500 famílias estão instaladas em abrigos da por causa das chuvas. A previsão para Recife, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é de que entre sábado a a próxima segunda-feira haverá tempo nublado a parcialmente nublado, chuvas fracas e rápidas no decorrer do dia, com ocorrência de sol.
Solidariedade
Jovens remam pela rua Tomas Gonzaga, inundada pela cheia do canal Santa Rosa, no bairro da Torre, no Recife Foto: AE
No primeiro jogo da decisão do Campeonato Pernambucano, entre Sport e Santa Cruz, que acontecerá neste domingo, será montado um ponto de coleta para arrecadar donativos. As doações podem ser feitas a partir das 13 horas nas entradas do estádio da Ilha do Retiro.
Igreja Matriz de Barreiros abriga desalojados por conta dos alagamentos na cidade, na Zona da Mata Sul de Pernambuco
De acordo com a Codecipe, o governo estadual criou um programa emergencial de atendimento às famílias atingidas pelas enchentes e vai distribuir 40 toneladas de alimentos que serão adquiridos com produtores da agricultura familiar do Agreste Meridional do Estado - muitos deles de cidades também atingidas pelas chuvas. As cestas serão compostas de: macaxeira, mel, queijo, bolos, manteiga, batata doce, banana, ovos, iogurte, doces e frutos em geral.
Novas barragens
O governador Eduardo Campos (PSB) anunciou que conversou, na noite desta quinta-feira, com a presidenta Dilma Rousseff (PT) sobre as enchentes no Estado. Segundo ele, a presidenta disse que vai liberar cerca de R$ 320 milhões para a construção de cinco novas barragens para evitar que a região da Mata Sul passe por novos problemas.
De acordo com o governador, a quantia corresponde a 50% do custo das obras e da desapropriação. O restante será de contrapartida do Estado. Duas das barragens terão processo licitatório iniciado em junho, e as outras três serão contratadas em licitações abertas em novembro. O governador disse a Dilma que todo o planejamento está concluído e que o Estado terá condições de ter duas barragens construídas antes do próximo inverno e outras três no primeiro semestre de 2013.
©Copyright Blog do Tony Medeiros com IG