Todo o conteúdo deste blog, é redirecionado do site: www.s1noticias.com Produção, redação, design,coordenação, publicidades, informações, autores, redatores, e todo o conteúdo, pertencem a uma mesma equipe.

Pesquisar

28 de março de 2011

1

"Abreu e Lima – PE" Conheça a cidade dos evangélicos

Entrada da Cidade.
No município de Abreu e Lima na Região Metropolitana do Recife, mais de 31% da população segue alguma das denominações dessa religião.


A recepção festiva de Vandeílton Souza ou Vando Benção, como é mais conhecido, 39 anos, explica, em parte, porque a Assembleia de Deus, em Abreu e Lima, município da Região Metrolitana a 20 quilômetros do Recife, congrega tantos fiéis. Após uma rápida oração, Vando, o presbítero que costuma pregar nas praças e comunidades, nos apresenta um templo majestoso, com dezenas de mulheres sentadas ou ajoelhadas diante dos bancos. São 11h. Uma quinta-feira. Mas todas rezam ou choram, algumas em voz alta. Mas ninguém parece se incomodar. Elas não se preocupam nem mesmo quando uma senhora entra gritando aleluia entre outras palavras inaudíveis. É sinal de alegria, consideram. A imponência de um lugar que abriga 2,5 mil pessoas sentadas e outras tantas em pé tem razão de ser: em Abreu e Lima, 31,09% da população segue alguma das denominações evangélicas existentes. Na "Capital dos evangélicos" em Pernambuco, os nomes bíblicos tomam conta dos pontos comerciais, assim como as roupas compostas e sociais vestem seus moradores.
Eudes Pereira, 42, é de uma família tradicional de evangélicos do município. A história do clã se confunde com a da própria expansão da religião em Abreu e Lima. Na década de 40, o avô materno dele já era evangélico. Teve cinco filhos, um deles a mãe de Eudes, que teve mais nove filhos e 13 netos. Hoje, apenas um desses filhos e um neto não seguem a religião, mas até as cunhadas e cunhados são evangélicos. "Naquela época meu avô trabalhava na Fábrica de Tecidos Paulista, da família Lundgren. Como eram poderosos e católicos, não permitiam os cultos no município. Daí as pessoas começaram a ir para Abreu e Lima, que é vizinho a Paulista", explica.
A tese é confirmada pelo bispo e cientista político Robinson Cavalcanti. Segundo ele, os Lundgren eram protestantes na Europa e ao chegarem ao Brasil tomaram conhecimento de que a Igreja Católica Romana era a religião das elites. "Por isso se converteram ao catolicismo e construíram um templo de arquitetura luterana, em Paulista, onde reinavam com sua indústria de fiação e tecelagem e praticamente proibiam templos protestantes em seu território", destaca.
Outra explicação de Cavalcanti para o crescimento da fé evangélica em Abreu e Lima é o fato do deputado Torres Galvão, que também era líder do Sindicato de Fiação e Tecelagem e membro da Assembléia de Deus, ter sido governador interino de Pernambuco entre a morte de Agamenom Magalhães e a eleição de Etelvino Lins.

Respeito mútuo - Os seguidores das várias doutrinas evangélicas encontradas em Abreu e Lima convivem pacificamente, apesar de algumas serem consideradas mais flexíveis e menos conservadoras que outras. A prova disso é que bairros pobres e conhecidos pela violência, como o do Fosfato, abrigam diversos templos de denominações diferentes. Em comum, todos têm uma forte crença em Deus e na resolução dos próprios problemas. "A pregação dos evangélicos vai diretamente ao indivíduo, pois diz: 'você pecador, está salvo'. Esse contato pessoal a Igreja Católica perdeu no Brasil e no mundo e isso explica a expansão dos evangélicos", explica Biu Vicente, professor doutor do Departamento de História da Universidade Federal de Pernambuco.

No comércio, nomes bíblicos
O nome Monte Sinai é visto estampado em letras garrafais no espelho e na frente da ótica. É um indicativo de que por ali está mais uma família evangélica de Abreu e Lima. Há 28 anos, Elias Chagas, 51, comanda o comércio junto com a mulher e dois filhos. Como já nasceu dentro dos ensinamentos da Assembléia de Deus, não teve dúvidas na hora de colocar o nome no próprio negócio. O monte é o local onde, segundo a Bíblia, há 3.300 anos um povo recém-saído da escravidão ficou de pé para ouvir a voz de Deus proclamando os Dez Mandamentos. Mara nata e Gênesis são os nomes de outras placas que dão o nome às lojas do comércio de Abreu e Lima, principal base da economia do município e que recebe, inclusive, os moradores do entorno, como Goiana, Itamaracá, Igarassu e Itapissuma.
Para Elias Chagas, o grande número de evangélicos em Abreu e Lima deixa a cidade mais tranquila. "Se não fosse a religião, o lugar estaria muito mais violento", comentou, lembrando que um dia o município já foi conhecido como rota de exploração sexual de crianças e adolescentes. "Há 24 anos, aqui tinha mais de 170 cabarés que depois de uma ação da prefeitura e das igrejas evangélicas foram sendo fechados", lembrou. A filha dele, Ellydyana Chagas, 20, integra a igreja desde criança e representa a nova geração de evangélicos. De cabelos pintados, faz faculdade de moda e já prepara as roupas do grupo de louvor do templo que frequenta.

Conheça o município

Abreu e Lima é município há apenas 27 anos. Antes disso, pertenceu administrativamente a Igarassu por 400 anos e depois ainda passou 47 anos subordinado a Paulista. Foi lá que Vasco Fernandes de Lucena, depois de receber terras do donatário Duarte Coelho, instalou em 1548, um engenho de açúcar, chamado Jaguaribe, que acabou dando origem ao município. Séculos depois, na povoação de Maricota, nome de uma senhora que foi dona de uma pousada para tropeiros, aconteceu a primeira batalha da Revolução Praieira, movimento anunciado em Olinda em 7 de novembro de 1848. Por isso o lugar ficou conhecido como Berço da Revolução Praieira. O nome atual do município foi adotado em 1948, em uma homenagem ao militar e político José Inácio de Abreu e Lima, um dos heróis da Revolução Praieira (1848) e que também lutou ao lado de Simon Bolívar pela libertação da Venezuela. Quem nasce em Abreu e Lima é abreu-limense.
©Copyright NC...:::É PERMITIDO COPIAR MATÉRIAS DESDE QUE PUBLIQUEM A FONTE...:::      

Escrever comentário
  • Por favor, o assunto do seu comentário precisa ser relevante ao assunto do artigo.
  • Ataques pessoais serão deletados.
  • Por favor, não use os comentário para fazer propaganda de seu site ou será deletado.


Comentários
1 Comentários

1 Comentário

Anônimo disse...

biografia de vinicius silva: no dia o7 de 1997 nascia o maior cantor pentecostal da historia brasileira nascido na cidade de serra talhada em pernambuco vinicius enfretou muitas lutas quando criança pois ele veio de uma familia muito pobre. mais desde pequeno ele tinha uma coisa que os outros nao tinha que era um dom de cantar. mesmo sem condiçoes financeiras seu pai começou a investir nele. aos 12 anos vinicius gravou seu primeiro cd com titulo o deus de milagres que foi bastante aceito pelo publico evangelico daquela epoca. com um ano e meio depois veio um convite da cantora elaine de jesus para ele fazer uma participaçao em um cd,que segundo vinicius trousse muitas bençaos para sua vida. foi dai que vinicius começou a aparecer na midia. com 2 meses depois veio seu 2 cd intitulado espero em deus com 13 faixas abençoadas e incluindo playbak para os outors levitas. quando as pessoas pensaram que vinicius nao ia mais cantar,pois aos 17 anos vinicius foi acometido de uma efermidade muito seria nas suas cordas vocais aonde ele mal podeia falar. mais com o coraçao ficto e quebrantado em deus com menos de 2 semanas vinicius foi curado para gloria de deus. e saio pra cantar vitoria ai veio seu 3 cd pela gravadora louvor eterno eu vejo deus que segundo ele esse foi o cd que mais vendeu copias no ano de 2007 que rendeu tambem um grande e seu primeiro dvd uma noite de lovor ao senhor com muito fogo do ceu e misterio revelado com mais de 10 mil pessoas adorando a jesus no maracanazinho ao vivo foi uma bençao de deus.. vinicius passou 3 anos na louvor eterno mais hoje estar na sua mais nova gravadora a sony music que para comemorar a chegada do maior cantor pentecostal grava mais um cd psginas de um diario que vem com 16 faixas e incluindo playback vinicius enfretou e passou por muitas dificudades mais nada que muito jejum e muita oraçao nao resolva hoje vinicius e uma bençao em nossas vidas e conciderado um dos maiores cantores pentecostais da voz masculina brasileira e um dos melhores interpretes da musica gospel. vinicius conseguiu alcançar lugares que pessoas nuncam foram como india,chile,venezuela,arabia-saudita e muitos outros lugares e conhecido por conseguir atingir notas altissimas como na musica o deus de milagres,eu vejo deus ele veio que foi regravado da cantora shirley carvalhaes ,hoje vinicius e um cantor respeitado em todo teritorio brasileiro tem nome no meio gospel pentecostal estar a mais de 20 anos no mercado brasileiro,estar se preparando para gravar mais um cd pela sua gravadora sony music que este cd tera o apoio do seu produtor weslwy ros que estar bem inpeinhado e alegre afirma vinicius. bom vinicius realmente e um fenomeno na musica gospel pentecostal brasileira canta brincando afirma seus produtores e amigos.

Postar um comentário