Todo o conteúdo deste blog, é redirecionado do site: www.s1noticias.com Produção, redação, design,coordenação, publicidades, informações, autores, redatores, e todo o conteúdo, pertencem a uma mesma equipe.

Pesquisar

28 de março de 2011

1

Você sabe o que é cancrum oris “noma”?

Noma também conhecido por "cancrum oris" ou cancro oral, é uma inflamação gangrenosa fulminante dos tecidos orais e faciais

O “Cancrum Oris” ou simplesmente NOMA é encontrado quase que exclusivamente em crianças desnutridas em países mais pobres.
É uma gangrena viciosa e mortal que corrói a carne ao redor da boca e face, principalmente em crianças de até 6 anos. Estima-se que 70-90 % destas crianças morrem, mas para aqueles que sobrevivem , resta a trágica situação de passar o resto de seus dias com os rostos são tão desfigurado que são rejeitadas por suas sociedades. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que até 500 mil crianças são vítimas de NOMA na África.

A maioria dos casos, o NOMA começa com úlceras nas gengivas. De lá, a doença se espalha, a boca fica dolorida, bochechas e lábios se tornam sensíveis e inchados. Isso faz com que a criança tenha dores insuportáveis e dentro de poucos dias a carne facial começa a gangrenar. À medida que a gangrena destrói a carne (às vezes até os ossos) se forma uma crosta que eventualmente cai deixando imensos buracos no rosto.
Nos bebês, geralmente, os lábios são totalmente destruídos, impedindo assim a criança sem lábios se alimente no seio materno. Depois da decomposição facial, 4 entre 5 crianças morreram se não chegarem a um hospital a tempo e como a maioria das vítimas vivem em extrema pobreza e em aldeias remotas, o tratamento médico não é uma consideração. Os poucos sobreviventes levarão uma desfiguração grotesco para o resto de suas vidas e a maioria jamais será capaz de comer ou falar normalmente. E o que mais choca nisso tudo é saber que esse mal devastador, pode ser prevenido apenas com uma alimentação saudável e higiene bucal.



...:::É PERMITIDO COPIAR MATÉRIAS DESDE QUE PUBLIQUEM A FONTE...:::      
Escrever comentário
  • Por favor, o assunto do seu comentário precisa ser relevante ao assunto do artigo.
  • Ataques pessoais serão deletados.
  • Por favor, não use os comentário para fazer propaganda de seu site ou será deletado.


Comentários
1 Comentários

1 Comentário

Anônimo disse...

deus tem misericordia dos teus filho .e muito triste tudo isso

Postar um comentário