Todo o conteúdo deste blog, é redirecionado do site: www.s1noticias.com Produção, redação, design,coordenação, publicidades, informações, autores, redatores, e todo o conteúdo, pertencem a uma mesma equipe.

Pesquisar

20 de fevereiro de 2011

0

solidão em foco 20/02/11

AFOGADOS DA INGAZEIRA, O PAJEÚ E ALAGOINHA DE LUTO : MORRE ORISVALDO INÁCIO DA SILVA
 
Faleceu na noite deste sábado (19) aos 72 anos, o ex prefeito de Afogados da Ingazeira e ex Deputado Estadual, Orisvaldo Inácio da Silva. Orisvaldo estava internado no Real Hospital Português do Recife e não resistiu a uma infecção contra a qual lutava depois de uma cirurgia para tratar de uma hérnia inguinal, realizada no início deste mês. Acabou falecendo vítima de falência múltipla dos órgãos.
Em Afogados da Ingazeira,  informações sobre o agravamento do estado de saúde de Orisvaldo Inácio circulavam desde o início da noite, quando a família teria sido comunicada de que o quadro seria irreversível, depois da luta dos médicos para tentar reverter a infecção que o acometera. A informação de sua morte, que teria ocorrido por volta das 21h, foi confirmada por Fernando Morais, que concorreu a pouco mais de dois anos a vice prefeito na chapa encabeçada por Giza Simões e era próximo da família. Fernando se dirigia para o Recife quando foi informado da morte.
Velório e sepultamento :Ainda não é oficial, mas Orisvaldo Inácio deverá ser velado em Afogados da Ingazeira e sepultado em sua cidade natal, Alagoinha, no cemitério onde  familiares seus estão sepultados. A previsão é de que o corpo chegue às 09h em Afogados.
Legado :Orisvaldo Inácio foi um dos primeiros médicos a aportar em Afogados da Ingazeira, no Pajeú, cidade onde construiu toda sua história. Ao lado de Dr Hermes Canto e Dr Jesus Lima desenvolveu um trabalho de vocação à medicina e respeito à população que salvou várias vidas, quando ainda não havia recursos como hoje. Casado com a ex prefeita Maria Giselda Simões Inácio, teve dois filhos : Danilo e Eugênia Simões, que lhe deram quatro netos.
Sua popularidade como médico lhe rendeu em 1988 a indicação para disputar a Prefeitura de Afogados da Ingazeira pela recém criada Frente Popular. Sua eleição, derrotando o candidato de Antonio Mariano, João Ézio, que até então detinha o poder político no município, é tida como um marco. Sem puder disputar uma reeleição, que não existia àquela época, apoiou o hoje prefeito Totonho Valadares pela primeira vez em 92 e viu sua esposa, Giza Simões, eleita prefeita por duas vezes. Ainda foi eleito Deputado Estadual uma vez e suplente em uma segunda, vindo a assumir a titularidade do cargo pela segunda vez.


Uma das últimas aparições públicas de Orisvaldo, no lançamento do livro de Dedé Monteiro, no Cine São José. Foto : Evandro Lira. fonte; nil junior.


Comentários
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar !!!

Postar um comentário