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30 de março de 2011

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Aposentados são vítimas do golpe do empréstimo bancário em Patos


O casal de aposentados Raimundo Inácio da Silva, 76 anos e Maria Francisca da Silva, 70, residente na Vila Mariana, denunciou na tarde de ontem (29) ao delegado Manoel Martins, que tinha sido vítima de estelionato.
De acordo com o que ficou apurado, uma representante de uma Instituição bancária de Patos que realiza empréstimos para aposentados ou pensionistas do INSS visitou a residência do casal por diversas vezes.

Na primeira oportunidade foi realizado um empréstimo em nome de Maria Francisca da Silva que, ao saldar a dívida, se surpreendeu quando foi informada que o empréstimo havia sido renovado, porém ela não viu sequer a cor do dinheiro.

A aposentada desconfiou da “falsa agente” que realizou seu primeiro empréstimo, porém preferiu liquidá-lo sem denunciar a polícia por falta de provas. Com o passar do tempo, a moça realizou nova visita a Maria Francisca, que forneceu cartão e senha, dessa vez do esposo, ao ser informada por ela que o aposentado poderia ter o benefício bloqueado caso não fosse resolvidas algumas pendências no Banco. Ela mais uma vez confiou na acusada e forneceu senha e cartão.

Com a demora da entrega dos documentos, o casal resolveu procurar o Banco do Brasil e ficou surpreso ao ser informado que na conta do aposentado constava que havia sido feito um empréstimo no valor de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais) no auto-atendimento. Nas investigações, foi descoberto ainda que a acusada abasteceu um carro com o cartão do aposentado e teria colocado R$ 50,00 (cinqüenta reais) de combustível no veículo.

Desconfiados que haviam sido roubados, seu Raimundo e dona Maria Francisca procuraram a delegacia de polícia e registraram um BO (Boletim de Ocorrência)

O delegado com todas as informações fornecidas pelas vítimas intimou a acusada e a obrigou a ressarcir o prejuízo. Ela ainda foi presa, porém como não houve flagrante, responderá pelo crime em liberdade.

O bacharel Manoel Martins aproveitou a oportunidade e orientou as pessoas, principalmente, os idosos, para ter muito cuidado e não fornecer cartão ou senha a pessoas que não sejam de confiança. “Quando se trata de idoso, é bom que seja acompanhado de perto por uma pessoa da família. Caso contrário, as pessoas devem pedir orientações aos funcionários credenciados das agências e não a pessoas que não sejam autorizadas”, alertou.
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