O lúpus eritematoso sistêmico (LES ou lúpus) é uma doença autoimune do tecido conjuntivo, de causa desconhecida que pode afetar qualquer parte do corpo. Assim como ocorre em outras doenças autoimunes, o sistema imune ataca as próprias células e tecidos do corpo, resultando em inflamação e dano tecidual.
Uma a cada duas mil pessoas possui esse problema, sendo mais comum em mulheres negras e latinas (atingindo 1 a cada 245)No dia 10 de maio, celebra-se o dia Internacional do LES.
Prevalência
A doença ocorre nove vezes mais frequentemente em mulheres do que em homens, especialmente entre as idades de 15 e 50 anos, sendo mais comum em mulheres e pessoas de descendência africana ou nativos-americanos. No Brasil devemos ter entre 16.000 e 80.000 casos de Lúpus sistêmico.
Existe uma predominância quanto a:
- Sexo: Há um nítido predomínio no sexo feminino (8 mulheres em cada 10 portadores), aparecendo geralmente durante os anos férteis (da menarca à menopausa)
- Faixa etária: Os primeiros sintomas ocorrem geralmente entre os 20 e 40 anos. Com maior incidência maior ao redor dos 30 anos.
- Localidade: É mais comum nos países tropicais, onde a luz do Sol é mais forte.
- Prevalência: Vária entre 1 a 1000 nos países tropicais até 1 a 10000 nos países frios.
- Prevalência étnica e feminina: 1:700 para mulheres e 1:245 para mulheres negras, nos EUA.
Veja as fotos da adoença em outras pessoas
Veja a materia completa pt.wikipedia.org
©Copyright Blog do Tony Medeiros com wikipedi
©Copyright Blog do Tony Medeiros com wikipedi
...:::É PERMITIDO COPIAR MATÉRIAS DESDE QUE PUBLIQUEM A FONTE...::
>>Siga-nos e fique sempre atualizado<<