Todo o conteúdo deste blog, é redirecionado do site: www.s1noticias.com Produção, redação, design,coordenação, publicidades, informações, autores, redatores, e todo o conteúdo, pertencem a uma mesma equipe.

Pesquisar

23 de agosto de 2011

0

Rebeldes líbios anunciam transferência de sede de Benghazi para Trípoli

 

Depois de invadir complexo militar de Kadafi, opositores planejam transição e mudança de quartel-general da oposição para capital

Depois de invadir o complexo militar do líder líbio, Muamar Kadafi, em Bab al-Aziziya, em Trípoli, rebeldes pretendem transferir o quartel-general do Conselho Nacional de Transição, orgão político da oposição, de Benghazi para a capital líbia em dois dias.
Nesta terça-feira à noite, o número 2 dos rebeldes, Mahmud Jibril, disse que “transição começa imediatamente” para a construção de uma “nova Líbia”.
Foto: AP
Membros do Conselho Nacional de Transição líbio retiram imagem de Kadafi de hotel em Trípoli
"Construímos agora uma nova Líbia, com todos os líbios como irmãos por uma nação unida, civil e democrática", acrescentou Jibril. "Haverá uma primeira eleição constitucional, mas devemos ser dignos da revolução e construir um novo país", completou.
 
O CNT foi oficialmente criado em 27 de fevereiro em Benghazi, no leste do país, nos dias posteriores ao início da revolta popular contra o regime de Kadafi.
Além da transferência da sede do governo rebelde para a capital Trípoli, a etapa final do plano elaborado pelos rebeldes, chamada de "declaração constitucional", prevê também a nomeação de um gabinete executivo temporário ou governo interino, encarregado de controlar os assuntos do país, dentro de 30 dias.
Nesta terça-feira, centenas de rebeldes líbios invadiram o quartel-general de Kadafi. Os rebeldes, que combatiam ao redor do complexo desde segunda-feira, conseguiram entrar no local após romperem um portão.
 
Depois da ação dos rebeldes, que disseram ter conseguido até mesmo nadar na piscina do complexo, de acordo com a CNN, tiros continuaram a ser ouvidos do lado de fora do quarel-general de Kadafi. Segundo os rebeldes, que comemoraram gritando "Deus é grande" e "A vitória está aqui", os tiros seriam contra-ataques das forças leais ao líder líbio.
 
Um prédio histórico teria sido queimado no complexo, onde os rebeldes buscaram o líder líbio e seus parentes em cada cômodo. De acordo com a CNN, os rebeldes entraram em carros do complexo de Kadafi. Moradores de Trípoli estariam se dirigindo ao quartel-general e retirando objetos de dentro do complexo. De acordo com a BBC, os rebeldes saquearam o complexo onde funciona o escritório e a residência de Kadafi. Rebeldes foram vistos carregando pinturas, objetos ornamentais, uma geladeira e até taças de cristal.
Ainda segundo a CNN, os rebeldes teriam contado com a ajuda de ataques aéreos da Otan que atingiram alvos dentro do complexo em Bab al-Aziziya, na capital. Apesar de não haver informações sobre se Kadafi está no local, de acordo com a BBC, há uma enorme rede de túneis subterrâneos na cidade que poderia ser usada pelo líder.
©Copyright Blog do Tony Medeiros com  ultimosegundo
...:::É PERMITIDO COPIAR MATÉRIAS DESDE QUE PUBLIQUEM A FONTE...::
<<Siga-nos e fique sempre atualizado>>
Twitter: João Santos    Orkut:  João Santos "BTM"   Face Book: João Santos      


Comentários
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar !!!

Postar um comentário