Vagas são para candidatos homens e é preciso ter o ensino médio para poder se inscrever |
Foto: Débora Santos/G1 |
Os candidatos devem ser do sexo masculino, brasileiros, ter nível médio completo, ter altura mínima de 1,60m, ter entre 17 e 22 anos (completados no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro no ato da matrícula), estar em dia com suas obrigações perante o Serviço Militar e não ter sido considerado isento. É exigido, ainda, que o candidato seja solteiro e não tenha filhos.
As inscrições podem ser feitas de 16 de maio a 22 de junho, pela internet, onde o candidato deverá preencher a ficha de inscrição e imprimir o boleto bancário (Guia de Recolhimento da União) para o pagamento da taxa. Quem não tiver acesso à internet, poderá fazer a inscrição via telefone, fax, carta ou pessoalmente, conforme edital de abertura. O valor da taxa de inscrição é de R$ 75.
O processo seletivo terá duas fases. A primeira, em âmbito nacional, abrange o exame intelectual. A segunda fase destina-se à verificação dos requisitos biográficos exigidos aos candidatos e à realização da inspeção de saúde e do exame de aptidão física.
As provas de matemática, português e redação serão aplicadas nos dias 17 e 18 de setembro. As provas de física, química, geografia, história e inglês serão aplicadas nos dias 24 e 25 de setembro.
O curso tem duração de um ano, em regime de internato, e inclui o terceiro ano do ensino médio, além das disciplinas necessárias à iniciação militar profissional. A escola fica em Campinas (SP).