Todo o conteúdo deste blog, é redirecionado do site: www.s1noticias.com Produção, redação, design,coordenação, publicidades, informações, autores, redatores, e todo o conteúdo, pertencem a uma mesma equipe.

Pesquisar

20 de julho de 2011

0

Chuvas deixam 13.654 desalojados e 1.241 desabrigados na Paraiba

 
Um total de 13.654 pessoas desalojadas, 1.241 desabrigadas e uma pessoa morta (em Puxinanã) e 27 prédios públicos ocupados. É este o saldo das fortes chuvas que vêm atingindo a Paraíba nos últimos dias, conforme dados do último relatório divulgado pela Gerência Estadual de Defesa Civil no final da tarde desta terça-feira (19).
Segundo o documento, 18.312 pessoas já foram afetadas, 801 casas foram destruídas, outras 125 foram danificadas, e as águas prejudicaram o tráfego em 2.331 estradas vicinais e ainda provocaram a interdição de seis rodovias (as PB’s 004, 034, 138, 054, 063 e 066), além de deixar em situação precária as PB’s 051, 073, 097 e 132.
A Defesa Civil também informou que já são 42 os municípios mais atingidos pelas chuvas, trinta deles com situação de emergência já decretada pelo Governo do Estado (Alagoa Nova, Alhandra, Araçagi, Arara, Areia, Barra de Santana, Bayeux, Cabedelo, Campina Grande, Caaporã, Cruz do Espírito Santo, Gurinhém, Ingá, Itabaiana, João Pessoa, Juarez Távora, Lagoa Seca, Mamanguape, Mogeiro, Mulungu, Natuba, Pilar, Pirpirituba, Queimadas, Rio Tinto, Salgado de São Félix, Santa Rita, São José dos Ramos, Sapé e Sobrado).
Os doze municípios restantes citados no relatório são Alagoa Grande, Barra de São Miguel, Caldas Brandão, Conde, Itatuba, Lucena, Massaranduba, Mataraca, Puxinanã, Riachão do Bacamarte, São Miguel de Taipú e São Sebastião de Lagoa de Roça.
As águas também destruíram obras relacionadas a 31 açudes, 72 bueiros, 13 passagens molhadas, 51.740 m² de pavimentação e três pontilhões. Outras obras não chegaram a ser destruídas mas foram danificadas, sendo oito açudes, 16 escolas, 44.230 m² de pavimentação em paralelepípedo, 720 muros de arrimo, 48 passagens molhadas e 19 pontilhões.

Vinte e nove açudes monitorados pela Aesa estão sangrando

Dos 122 reservatórios monitorados diariamente pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa) em toda a Paraíba, 29 estão sangrando, com destaque para os açudes de Acauã (na cidade de Itatuba) e de Epitácio Pessoa (localizado no município de Boqueirão). “Acauã está com uma lamina de sangria de 58 centímetros, e o Epitácio Pessoa tem 28 centímetros acima do vertedouro”, informou o gerente de monitoramento e hidrometria da Aesa, Lucílio Vieira.
De acordo com a meteorologista Marle Bandeira, da Aesa, o sangramento de alguns reservatórios na Região Metropolitana de João Pessoa aconteceu em função do aumento de 63,5% no volume esperado para o mês de julho. “Em janeiro nós avisamos as prefeituras que neste ano teríamos chuvas além da média histórica. Essa expectativa se confirmou, especificamente no final de semana passado, quando tivemos a influência das ondas atmosféricas de leste, o que não deve acontecer novamente esta semana”, comentou.

Rodovias e pontes que foram atingidas 

PB-066 – Ponte da Cidade de Ingá – danificada/interditada
PB-004 – Ponte da Batalha – caiu o encontro da ponte/interditada
PB-063 – Ponte da cidade de Gurinhém – submersa/interditada
PB-073 – Ponte Rio Mamanguape – erosão
PB-074 – Ponte da Cidade de Itabaiana – danificada
PB-054 – BR-230/Itabaiana – Danificada/interditada
PB-079 – Alago Grande/areia – danificada
PB-138 – Ponte que liga Campina Grande/ Catolé de Boa Vista
PB-048 – Pilar/Juripiranga – Estrada alagada
PB-082 – Salgado São Félix/ Barragem Acauã – estrada danificada
PB-097 – Alagoa Nova/ Serra de Areia – estrada danificada
PB-090 – Itatuba/ Aroeiras – estrada danificada
PB-051 – BR-230/ Caldas Brandão – estrada danificada
PB-034 – Caaporã – estrada danificada
PB-008 – Proximidades de Acaú – deslizamento de barreira. 
©Copyright Blog do Tony Medeiros com Secom
...:::É PERMITIDO COPIAR MATÉRIAS DESDE QUE PUBLIQUEM A FONTE...::
>>Siga-nos e fique sempre atualizado<<
Twitter: João_BTM    Orkut:  João Santos "BTM"   Face Book: João Santos      


Comentários
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar !!!

Postar um comentário